Como encontrar vagas e se desenvolver profissionalmente
Pesquise regularmente as empresas para as quais deseja trabalhar e visite frequentemente os seus sites para localizar dados de contacto e encontrar potenciais vagas.
O aprimoramento de habilidades pode reavivar sua motivação para o trabalho ou apresentá-lo a uma nova área de especialização que pode abrir portas em sua função atual, possivelmente levando ao avanço profissional ou aumentando as chances de promoção.
1. Rede
A procura de emprego pode ser um processo exaustivo e insatisfatório, especialmente se não surgirem oportunidades adequadas. Uma solução eficaz para esse dilema é o networking. Isso permite que você descubra vagas não anunciadas, dando-lhe uma vantagem quando elas estiverem disponíveis e dando aos empregadores a confiança de que você estará entre os primeiros da fila quando novas vagas forem abertas.
Sua rede pode ser uma fonte inestimável de informações sobre busca de emprego e você deve aproveitar todas as oportunidades para manter contato com eles. Isso pode significar passar por aqui para dizer oi ou perguntar como eles estão; ou pode simplesmente envolver o envio de um e-mail casual sobre como sua vida profissional progrediu. Não se esqueça de manter contato com ex-colegas e amigos; muitos estariam mais do que dispostos a colocá-lo em contato com outros profissionais que conhecem.
A maioria das empresas apresentará uma página de carreiras em seu site que lista as vagas atuais; caso contrário, você pode entrar em contato diretamente com a empresa (por meio dos dados de contato no site) e perguntar diretamente sobre vagas futuras. Muitos também publicam listas de empregos nas redes sociais, portanto, mantenha-se atualizado!
Networking pode ser estranho e desafiador, mas não se esqueça de que seu círculo profissional não oferece oportunidades de emprego! Uma nota casual enviada por e-mail ou LinkedIn não causará ofensa e poderá realmente abrir portas para novas oportunidades para você! Além disso, não subestime o seu valor além de simplesmente ajudar a encontrar emprego; sua rede também pode fornecer suporte e aconselhamento, então não tenha vergonha de pedir ajuda quando necessário!
2. Quadros de empregos
Especialistas em mídia social podem afirmar que os painéis de empregos estão em vias de extinção, mas ainda desempenham uma função inestimável para muitas organizações. Um quadro de empregos de uma associação pode servir como uma excelente forma de recrutar novos talentos para uma indústria e apoiar o desenvolvimento de suas carreiras – seja como um portal de empregos externo ou simplesmente uma seção de recrutamento no site de uma associação, os quadros de empregos devem fazer parte de toda estratégia de recrutamento para qualquer Associação.
No início de qualquer lançamento de quadro de empregos, divulgar a informação deve ser sua principal prioridade. Os membros da sua organização podem servir como embaixadores inestimáveis ao divulgar as notícias do seu conselho – peça-lhes que divulguem em suas redes sociais, postagens em blogs ou outros. Da mesma forma, divulgue comunicados à imprensa ou divulgue comunicados à imprensa sobre fontes de notícias publicadas localmente, bem como sites como o Google. Investir em anúncios PPC poderia promover e aumentar ainda mais seu alcance.
Aproveite ao máximo todos os recursos oferecidos ao se inscrever. Existem agora muitas ferramentas no mercado, como os perfis de empresa The Muse, que permitem aos candidatos espiar dentro dos escritórios e avaliar se uma cultura se encaixa. Outros conselhos, como o Even, apresentam uma página de tendências de empregos onde os empregadores podem monitorar quais habilidades e cidades são populares para determinadas funções.
Certifique-se de que seu quadro de empregos esteja totalmente integrado à sua comunidade e plataforma de recrutamento para ter a maior chance de sucesso. Caso contrário, atrair empregadores e reunir informações sobre candidatos poderá se tornar mais desafiador. Certifique-se de que ele permaneça visível para os caçadores de empregos que procuram trabalho em seu setor, enquanto monitora constantemente estatísticas como o número de inscrições recebidas e faz os ajustes necessários.
3. Referências
As indicações são uma das melhores formas de preencher vagas e melhorar sua carreira. A utilização de referências pode reduzir o tempo de contratação em até 30%, ao mesmo tempo que aumenta as chances de contratação bem-sucedida em relação a outras fontes; as referências também podem ser combinadas com outras táticas de recrutamento, como publicidade de empregos ou networking, para uma eficácia ainda maior.
No entanto, é essencial que você considere cuidadosamente como utiliza as referências. Você deve decidir se é preferível solicitá-los no início do processo de recrutamento ou tentar outros métodos de recrutamento primeiro e quantos candidatos por indicação aceitar. Considere também quais avaliações e contatos precisarão ser realizados como resultado.
Para aumentar suas chances de receber referências, identifique contatos em potencial e estabeleça relacionamentos com eles – isso pode incluir mídias sociais ou participação em eventos virtuais ou presenciais. Uma vez conectado, aborde esses indivíduos com uma solicitação personalizada de indicação, bem como qualquer informação adicional necessária que eles possam precisar (por exemplo, um link para sua inscrição e um resumo de habilidades e experiências relevantes).
Os programas de incentivos podem ser uma forma eficaz de motivar os funcionários a encontrar e recomendar candidatos, muitas vezes sob a forma de bónus em dinheiro ou prémios tangíveis, como TVs ou iPads. Idealmente, isto deve fazer parte da sua avaliação de desempenho.
Não importa o método que você utilize para encontrar trabalho, é vital que todas as comunicações permaneçam sempre profissionais. O Job Tracker da Teal torna isso mais fácil, incluindo modelos de comunicação adaptados especificamente para cada etapa do processo de contratação e situações específicas – ajudando a manter um tom estabelecido e ao mesmo tempo mostrando seu profissionalismo.
4. Redes sociais
Os empregadores recorrem cada vez mais às redes sociais na sua tentativa de contratar os funcionários mais adequados para as suas funções, tanto através da publicidade de vagas em plataformas como LinkedIn, Facebook e Twitter, como através do contacto com candidatos passivos que podem não estar ativamente à procura de emprego, mas podem faça acréscimos ideais se for abordado diretamente.
Para maximizar esta oportunidade, é vital que os candidatos utilizem os seus perfis de forma eficaz. Se você é ativo em plataformas de mídia social como Twitter ou Facebook, crie um perfil público que mostre seus interesses profissionais, em vez de compartilhar fotos do almoço ou ficar de olho em antigas paixões (isso pode soar como uma perseguição). Integrar o conhecimento do setor ao seu perfil também pode ajudar a se desenvolver profissionalmente e a se estabelecer como uma figura de autoridade na área. Considere começar um blog, twittar conteúdo relacionado ao setor ou ingressar em grupos relevantes do Facebook ou LinkedIn – essas estratégias podem funcionar!
Se você tiver a sorte de participar de uma conferência profissional, twittar ao vivo pode ser uma boa maneira de se promover para pessoas que não puderam comparecer e muitas vezes podem encontrar uma hashtag específica do evento para identificar os tweets desta conferência específica.
Existem também alguns aplicativos de mídia social que permitem pesquisar palavras-chave específicas, como #empregos, para exibir anúncios de empregos relevantes em seu feed. O Twitter, em particular, pode ser uma excelente forma de descobrir listas de empregos; basta seguir empresas e organizações diretamente para obter vagas que oferecem vagas de emprego, bem como detalhes sobre como se candidatar.
5. Desenvolvimento pessoal
O desenvolvimento pessoal é um processo contínuo pelo qual você avalia e aprimora suas habilidades e qualidades para atingir seu potencial máximo. Inclui enfrentar medos ou ideias limitantes sobre você que podem limitar o que é possível para você. Através do desenvolvimento pessoal você pode realizar seus sonhos com mais facilidade, melhorando a qualidade de vida e lidando com mais facilidade com os estressores relacionados ao trabalho.
O desenvolvimento pessoal difere do desenvolvimento profissional porque pode assumir qualquer forma. Pode envolver a realização de cursos ou a obtenção de certificações, bem como o aprendizado de novas habilidades dentro e fora dos ambientes de trabalho. Você pode até desenvolver habilidades interpessoais, como comunicação e empatia, que podem ser mais desafiadoras, mas acabarão por aumentar a satisfação no trabalho.
Por exemplo, se suas habilidades de falar em público precisam de alguma melhoria, tente falar na frente de mais pessoas com mais frequência ou inscreva-se em um curso de brindes. Além disso, aumentar a confiança no trabalho através do envolvimento em situações em que o fracasso pode surgir, como fazer apresentações ou negociar, ajudará tanto o seu empregador como os seus colegas a beneficiarem das suas capacidades à medida que evoluem ao longo do tempo.
O desenvolvimento pessoal oferece muitas vantagens além de aumentar a confiança e torná-lo um funcionário mais valioso; o seu principal benefício é o aumento da confiança e o aumento do valor do emprego. Definir e cumprir metas de desenvolvimento pessoal dá a satisfação de saber que você está se esforçando para se tornar o melhor de si mesmo, tanto no trabalho quanto fora dele.
O desenvolvimento profissional não significa apenas subir no poste gorduroso ou ganhar mais dinheiro; também envolve preparar sua carreira para o futuro e tornar-se mais versátil em um mercado cada vez mais competitivo. Ao desenvolver competências e qualidades necessárias para prosperar em qualquer função, investir hoje no desenvolvimento pessoal poderá render dividendos consideráveis para si e para o seu futuro.