Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Como ter sucesso na jornada profissional? Confira essas dicas!
Pular para o conteúdo

Como ter sucesso na jornada profissional? Confira essas dicas!

Como ter sucesso na jornada profissional? Confira essas dicas!

Como ter sucesso na jornada profissional? Confira essas dicas!

Encontrar um equilíbrio entre trabalho e vida familiar pode ser um desafio. Encontrar empregos flexíveis é essencial.

Este artigo utiliza uma mudança inesperada no maior programa de transferência condicional de renda do Brasil para estudar seu impacto causal no emprego formal. Utilizando três grandes conjuntos de dados administrativos, esta análise mostra que o seu efeito é positivo tanto nos sectores informais como formais de crescimento do emprego.

Trabalhando

Trabalhar no Brasil muitas vezes equivale a receber um salário atraente e um pacote abrangente de benefícios. Além de fornecer os benefícios mínimos legais, os empregadores geralmente oferecem planos ou vantagens extras como parte do pacote de benefícios aos empregados.

As empresas brasileiras frequentemente oferecem vale-refeição (um cartão de crédito que concede aos funcionários refeições gratuitas durante o horário de trabalho em restaurantes), planos de seguro de vida em grupo que oferecem pagamentos fixos com base na remuneração anual bruta, participação nos lucros (geralmente dois pagamentos anuais) e participação nos lucros; os pagamentos de participação nos lucros geralmente acontecem duas vezes por ano. Também é prática comum entre as empresas brasileiras oferecer um mês adicional de salário no final do ano na forma de bônus de 13º salário.

Accounting and Success Complete Controller

As empresas de tecnologia no Brasil normalmente oferecem aos seus funcionários seguro saúde que cobre dependentes, bem como assistência oftalmológica e odontológica – seja deduzido das deduções na folha de pagamento ou com pagamento integral isento de imposto de renda. Além disso, o subsídio de combustível é frequentemente incluído entre estes benefícios.

O Brasil incentiva fortes laços familiares e valoriza a importância de os funcionários passarem bons momentos com seus entes queridos; no entanto, a segurança no emprego e o salário são fundamentais para a maioria dos brasileiros, pois o bem-estar individual está diretamente ligado à capacidade de sustentar a si mesmo e aos seus entes queridos.

O emprego é normalmente a nossa principal fonte de rendimento e é essencial que os nossos familiares mantenham empregos estáveis, mesmo durante tempos económicos difíceis, para se protegerem contra a pobreza e qualquer necessidade de depender de actividades ilegais para obter rendimento.

Embora manter um rendimento estável e encontrar um emprego seguro sejam fundamentais para a sobrevivência da família, as pessoas recorrem frequentemente a empregos mais arriscados e perigosos para sustentarem a si próprias e aos seus familiares. Claire Salmon observa que grande parte do trabalho infantil no Brasil é causado pela pobreza extrema; as crianças actuam como “exército de mão-de-obra de reserva” para famílias que esgotaram outras vias de emprego como meio adicional de obter uma fonte de rendimento.

Educação

As famílias brasileiras dão grande importância ao fornecimento de acesso a uma educação de qualidade aos seus filhos, especialmente tendo em conta a recente expansão económica do país e a crença de longa data de que uma educação de qualidade conduz à prosperidade. Infelizmente, o Brasil continua a ser uma das nações mais desiguais do mundo, com mais de 600.000 crianças em idade primária fora da escola ao mesmo tempo.

O Brasil continua a progredir na educação apesar dos desafios, com o PADIN (Programa Nacional de Educação Infantil). O objetivo é promover melhores capacidades cognitivas e sociais entre as crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos, melhorando simultaneamente as trajetórias educativas – o que deverá conduzir a alunos mais bem-sucedidos, que não repetirão de ano e alcançarão níveis mais elevados de aprendizagem.

O Brasil possui um extenso sistema de escolas públicas e privadas, universidades, faculdades e institutos vocacionais. A Universidade Estadual de São Paulo é a mais prestigiada delas, enquanto cada estado oferece pelo menos uma universidade aos seus residentes. As instituições de ensino superior no Brasil oferecem cursos de bacharelado (que exigem quatro anos de estudo), mestrado e doutorado.

Entrevistas semiestruturadas recentes realizadas com a nova classe média brasileira revelaram que as motivações familiares para a seleção de escolas específicas variavam com base no contexto socioeconômico. Por exemplo, as mães das favelas urbanas valorizavam que os seus filhos frequentassem escolas pertencentes a famílias da classe alta, de modo a evitar a socialização com crianças indesejáveis das favelas. Conteúdo pedagógico de qualidade e experiências de aprendizagem ficaram em segundo plano.

As famílias que vivem em comunidades pobres estão a ter maior acesso a escolas de qualidade à medida que o governo continua a financiar e a promover estes esforços através de programas como o “Família na Escola”, que apoia os conselhos escolares através da publicação de materiais e estratégias destinadas a ajudá-los a envolver-se mais directamente com as famílias. na escola. Outro programa denominado “Dinheiro Direto na Escola” dá aos governos locais o controlo directo da transferência de dinheiro directamente para as escolas, para que possam investi-lo de acordo com as suas prioridades.

Embora o Brasil tenha feito grandes progressos no sentido de aliviar a pobreza e a mortalidade infantil, enfrenta problemas internos, incluindo violência policial contra brasileiros negros, acusações de corrupção que resultaram na condenação do ex-presidente Lula, sanções contra grandes empresas como a Odebrecht, que têm dificultado o crescimento económico – todos factores que sublinham como a educação importante tornou-se um elemento de uma vida bem-sucedida. Neste quadro, o papel da educação na sociedade – particularmente o seu reconhecimento de que a educação é fundamental – não pode ser subestimado.

Gênero

À medida que os mercados de trabalho globais mudam e evoluem, as preocupações de género tornam-se cada vez mais proeminentes. Nem todos os acordos de emprego têm impactos iguais nas famílias e nos indivíduos – isto é particularmente evidente no que diz respeito ao emprego a tempo inteiro, que proporciona a ambos os trabalhadores um rendimento regular, bem como acesso a benefícios como seguros de saúde, regimes de pensões e licença remunerada pela sua participação neste regime. união formal.

As mulheres são particularmente suscetíveis a riscos relacionados com o emprego que podem ter um impacto devastador na sua qualidade de vida e na dos seus familiares. A estrutura patriarcal da sociedade e a subnotificação de crimes contra as mulheres contribuem ainda mais para silenciar as vítimas e perpetuar a violência contra elas; O Brasil possui uma das taxas mais altas de feminicídio (assassinato cometido contra mulheres devido ao gênero), com a maioria dos incidentes sendo cometidos por parentes ou parceiros das vítimas.

Embora as estruturas familiares tradicionais, em que os homens actuam como únicos provedores e as mulheres como donas de casa, já não sejam predominantes, as mulheres ainda enfrentam obstáculos para alcançar a emancipação plena. Embora as mulheres ganhem atualmente cerca de 77% dos salários dos homens e detenham empregos maioritários nas classes mais baixas, os cargos de nível superior continuam a ser minoritários em comparação com os cargos masculinos e enfrentam barreiras no acesso às oportunidades económicas. Além disso, a participação feminina na força de trabalho diminuiu drasticamente durante a pandemia de COVID-19, o que afectou de forma particularmente significativa os sectores dos serviços.

Embora a igualdade de género ainda enfrente muitas barreiras, as mulheres fizeram avanços notáveis nas últimas décadas devido a mudanças nas estruturas de produção, ao maior acesso à educação e ao emprego, bem como à propagação da segunda vaga do feminismo. Infelizmente, o progresso em muitas áreas continua lento ou inadequado – o Brasil precisa de melhorar as suas políticas e medidas para que todos os seus cidadãos possam realizar todo o seu potencial, não só economicamente, mas também dentro das famílias, comunidades e sociedades.

Família

Os brasileiros valorizam muito as relações familiares próximas e incorporam membros da família extensa em seus círculos sociais. Além disso, os brasileiros dão importância à vida comunitária e têm grande respeito pelos mais velhos – todas as qualidades que a Forbes lista o Brasil como um dos países mais amigáveis do mundo.

Uma típica família brasileira consiste em um casal, seus filhos e, às vezes, ambos os pais. Normalmente o pai atua como chefe de casa enquanto a mãe atua como zeladora – ela cuida das tarefas domésticas como preparar as refeições e dar banho nos filhos, bem como dar-lhes banho e ensinar-lhes o valor de contribuir para o bem-estar da família desde cedo. Muitas vezes, as crianças podem ajudar nas tarefas de casa desde tenra idade.

As relações familiares no Brasil são extremamente próximas, tornando raro alguém morar longe dos pais. Claudia Costabile, natural do Brasil e agora morando nos EUA, nota o quanto ela e o marido sentem falta de estar perto deles quando não estão em casa – Claudia fala com as duas tias uma vez por semana e visita os pais anualmente!

Os membros da família frequentemente cuidam dos avós e de outros entes queridos idosos, em vez de colocá-los em lares de idosos. Os brasileiros têm grande respeito pelos mais velhos, demonstrando gentileza ao permitir que furem a fila ou cedam lugar no transporte público.

O nepotismo é uma prática persistente na nossa nação e as crianças podem encontrar emprego com a família ou mesmo com os seus próprios pais. Embora o nepotismo possa criar uma dependência pouco saudável da família, também promove a lealdade no local de trabalho e incentiva os colegas de trabalho a apoiarem-se uns aos outros.

Embora as estruturas familiares do Brasil tenham mudado ligeiramente ao longo do tempo, continua a ser importante que as famílias permaneçam unidas e confiem umas nas outras durante tempos difíceis como a pandemia da COVID-19, que causou perturbações generalizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *